Pessegueiros
O pessegueiro (Prunus persica) é uma árvore de folha caduca, nativa da China e Sul da Ásia, de folhas alternas e serreadas, flores roxas e drupas pubescentes, comestíveis e com propriedades aperitivas e digestivas. Possui inúmeras variedades hortícolas. A infusão das folhas e sementes é calmante e as flores são usualmente utilizadas como laxante suave.
Etimologia
O nome científico da espécie, Prunus persica, relaciona-se com as palavras em português “pessegueiro” (árvore) e “pêssego” (o fruto). O nome é uma referência ao largo cultivo da espécie no Irão (antiga Pérsia) durante a Antiguidade, de onde foi transplantada para a Europa. Os romanos referiam-se ao pêssego como malus persicum ou “maçã da Pérsia”, sendo portanto essa denominação em latim a origem tanto às palavras em português quanto a outras cognatas em diversas línguas européias (pêche em francês, peach em inglês, pesca em italiano).
Maracotão
Maracotão é o nome dado ao Pessego amarelo, fruto de um damasqueiro cultivado na Ilha da Madeira (Portugal).
Nectarinas
Nectarina (Prunus persica var. nucipersica, família Rosaceae) . É uma variedade de pêssego, lisa (sem pêlos), de caroço livre. Embora seja bastante difundida a crença de que a nectarina seja uma fruta desenvolvida em laboratório (como combinação de material genético do pêssego e da ameixa), trata-se, na verdade, de uma mutação do pêssego, causada por um gene recessivo. É rica em retinol (vitamina A), niacina (vitamina B3) e potássio e, ainda, em menor quantidade, ácido ascórbico (vitamina C). A vitamina A é indispensável para a proteção da vista, conserva a saúde da pele e auxilia no crescimento. A Niacina é uma vitamina bastante importante, pois atua juntamente com outras substâncias na digestão, além de estimular o apetite. A vitamina C dá resistência aos tecidos e age contra as infecções.
Nome Científico
Prunus persica ( Pessegueiro )
Prunus nucipersica ( Nectarina )
Variedades
Encomende já
Se quer encomendar já alguma destas variedades envie-nos um email com os numeros e quantidades